Bruna e o Seu espirito em Diario de Coimbra

|


Mobiliário ajuda a melhorar condições das crianças do Lar de Sto. António
Os estudantes da Bruna foram ontem ao Lar de Sto. António cumprir a promessa que haviam feito: a de oferecer dois sofás à instituição, adquiridos com a verba obtida no Festival Internacional de Tunas

A tarde de ontem foi diferente do habitual, para os jovens do Lar de Sto. António (Obra do Padre Serra), já que a sala de convívio foi “invadida” pelos elementos da Bruna (Tuna da Universidade Internacional da Figueira), que foram entregar dois sofás, adquiridos com o dinheiro do festival de tunas e fazer um pequeno concerto ao vivo. O Paulo, um menino da instituição, não cabia em si de contente e confidenciava ao nosso Jornal que os sofás «faziam um bocadito de falta», mas o que estava mesmo a gostar era da música, um entusiasmo partilhado pelos seus “irmãos”.
Da mesma opinião é o director técnico da instituição, que explicou que o mobiliário precisa de «tempos a tempos de ser renovado, mas em instituições como esta há sempre outras prioridades». Francisco Mendes manifestou o seu agradecimento à Tuna, salientando que este gesto «acaba por dar alguma visibilidade à instituição e espero que sirva também de exemplo, porque se os estudantes, que são futuros profissionais sentem necessidade de ajudar estas crianças, os profissionais que já existem poderiam fazer o mesmo».
Aquele responsável aproveitou ainda para salientar que o número de crianças acolhidas «tem vindo a ser reduzido quase de ano para ano, quando as necessidades do concelho aumentam», considerando que esta situação «é um contra-senso», disse, recordando o projecto de ampliação da casa que teve o projecto aprovado em todos os organismos da câmara e «curiosamente, naquele organismo que deveria ser o primeira resposta positiva (Segurança Social), informam-nos que o processo foi cessado, sem qualquer explicação».
Por seu lado, Paulo Santarém, “porta-voz” da Bruna, garante que a iniciativa de entregar a verba do Festival de Tunas ao Lar, surgiu porque os move «o espírito de solidariedade da Bruna, pois o festival tem esta componente». A receita do encontro «não é para o pagar e se conseguimos proporcionar melhores condições às crianças, ainda bem, porque esse era o objectivo». E para o ano, «iremos concerteza manter o apoio a esta instituição», num espírito que é extensível aos caloiros (que carregaram os sofás, com boa disposição), porque «a Bruna é uma grande família e que se preocupa em criar laços mais próximos com a comunidade, incutindo esses valores mesmo aos estudantes que vêm de fora», concluiu.
A entrega dos sofás contou ainda com a colaboração dos “Móveis Silvério”, uma empresa da Figueira que gosta «de ajudar estas casas, para apoio a idosos ou crianças, faz parte do nosso espírito de ajuda», garantiu José da Costa Silvério, o proprietário, que fez um desconto de 40% na aquisição.

"in Diario de Coimbra, 30 de Março de 2006"

 

©2009 BRUNA-TUNA UNIVERSITÁRIA DA FIGUEIRA DA FOZ | Template Blue by TNB